Correio Popular Notícia




Fundação Cultural de Ji-Paraná realiza Conferência

Data da notícia: 03/07/2013
Foto:

(Da Redação) A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Fundação Cultural, realizará a III Conferência Municipal de Cultura no próximo dia 12 de julho, na Câmara de Vereadores. Estarão participando fomentadores de cultura do município, entidades representativas da sociedade e representantes do Poder Público Municipal, além de escolas e universidades. O lançamento oficial aconteceu na manhã da última segunda-feira (01), durante um café da manhã com a imprensa local.
O evento discutirá ações que irão nortear o rumo das atividades culturais a serem realizadas em Ji-Paraná e o tema deste ano será ?Uma Política de Estado Para Cultura: Desafios para o Sistema Municipal de Cultura?. A etapa municipal precede as conferências estadual e federal que também ocorrerão este ano em Cacoal e Brasília.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130703-152.jpg[/IMG] Conforme a presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa, o momento servirá para discutir o Plano Municipal de Cultura; refletir sobre os resultados alcançados pelas ações já implementadas no município; colaborar e incentivar a organização de projetos culturais para serem apresentados ao Ministério da Cultura,; promover interação nas ações artísticas e culturais, facilitando e fortalecendo o setor cultural; mobilizar a sociedade, o poder público e os meios de comunicação para a importância da cultura, bem como de suas manifestações para o desenvolvimento sustentável do Município; promover, ampliar e diversificar o acesso aos mecanismos de participação popular no Município, visando dar maior visibilidade as diversas atividades culturais realizadas na cidade e contribuir para consolidar os conceitos de "cultura" junto aos diversos setores da sociedade local.

PROGRAMAS FEDERAIS - Keila esclareceu que é a partir da realização da Conferência que os municípios passam a ter acesso aos programas federais disponíveis através do Ministério da Cultura (MINC). ?A conferência é a forma utilizada pelo Governo Federal para promover adequação e investimentos para o desenvolvimento da cultura em cada município brasileiro. ?Após a realização da Conferência Municipal e Estadual é confeccionado um documento, contando as prioridades das cidades e Estado. É através deste documento final que definiremos as atividades a serem desenvolvidas, e o Ministério da Cultura poderá alocar recursos no orçamento da União para o desenvolvimento dessas atividades em cada cidade?, explicou.
O vice-presidente, Auro Barreiros, aproveitou a oportunidade para convidar os fomentadores de cultura para participarem efetivamente da Conferência. ?É um momento especial. Podem participar artistas, músicos, designers, comunicadores, educadores, pesquisadores, enfim, todos que de alguma maneira promovem atividades cultural em nossa cidade, seja essa atividade uma forma profissional ou não?, lembrou.

PROGRAMAÇÃO - Credenciamento às 8h, Solenidade de abertura às 8h30, inicio das palestras às 9h com Chicão Santos (Rep. do Ministério da Cultura e Grupo de Teatro O Imaginário), Jória Lima (Presidente Fundação Cultural de Porto Velho) e Fabiano Barros ( Coord. Cultural do SESC ? RO) que irão discorrer sobre a importância da implementação do Plano Municipal de Cultura. A partir das 13h acontecem as discussões temáticas dos Grupos de Trabalhos por áreas de atuação. No final da Conferência Municipal de Cultural acontece a eleição dos delegados que irão representar Ji-Paraná na Conferência Estadual que acontece no dia 29 de Setembro na Cidade de Cacoal. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1612 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.